contato@taroando.com.br

TARÔ E BARALHO CIGANO: É TUDO A MESMA COISA? NÃO!

Tarot & Cartas

12/11/2022

Já me fizeram essa pergunta algumas vezes: se tarô e baralho cigano eram a mesma coisa. Para mim parece tão óbvia a diferença que fico até desconcertada de vez em quando com a pergunta, então resolvi trazer as principais diferenças entre os dois baralhos. 

DIFERENÇAS ESTRUTURAIS

A primeira grande diferença entre tarô e baralho cigano é a estrutura, pois cada um tem um sistema próprio de número de cartas, significados e de figuras que aparecem nas cartas. 

Enquanto o Tarô possui 78 cartas, o Baralho Cigano tem 36 cartas. 

No Tarô, temos a divisão entre Arcanos Maiores (22) e Arcanos Menores (56). Os Arcanos Menores são divididos em 4 naipes, sendo eles Ouros, Espadas, Paus e Copas — os mesmos dos baralhos de jogo. Cada um dos naipes possui 14 cartas: de ás até 10, Pajem (ou Valete ou Princesa), Cavaleiro, Rainha e Rei.

 
(Arcanos Menores no Tarô de Marselha)

Já no Baralho Cigano (ou BC), essas divisões não existem. Até há marcação dos naipes nas cartas (inclusive são os mesmos), mas não se lê através dos números e naipes como se faz no tarô, pois não existem os números 2, 3, 4 e 5. O que se lê no Baralho Cigano são as figuras, que dão os nomes às cartas. Teremos então o Navio, o Cachorro, os Pássaros, o Caixão, o Livro, a Árvore, entre outras. 


(Cartas do Baralho Cigano - Foto autoral)

DIFERENÇAS NO TOM DE VOZ

Você já deve ter visto memes que dizem que o Baralho Cigano é fofoqueiro e direto e o Tarô é mais enigmático e menos claro. Eu diria que realmente existe uma diferença no tom de voz, mas ambos são igualmente certeiros. 

O que talvez exista é uma forma de responder melhor a determinados tipos de perguntas. Por exemplo, eu diria que o tarô é melhor para fins mais terapêuticos, para esmiuçar diversas camadas de uma questão ou situação. Assim, ele ajudaria a responder melhor perguntas mais amplas que tenham vários aspectos. 

O Baralho Cigano, por outro lado, seria melhor para responder questões diretas que o consulente não quer analisar ou acha que não precisa ver outras facetas. Provavelmente, perguntas de sim ou não talvez sejam melhores com o BC, mas há métodos para responder isso com o tarô também. 

Mas, se a pessoa que lê as cartas não estiver preparada para responder com seu oráculo, também não adianta ter uma pergunta bem formulada ou bem direcionada para um ou outro. Cartomante preparado responde qualquer coisa com a ferramenta que tiver na mão. 

MAS E O TARÔ CIGANO?

Apesar de a gente encontrar pesquisas no Google com o resultado “Tarô Cigano”, bom, eu sinto informar que Tarô Cigano não existe. É comum haver essa confusão e mistura no nome e por isso as pessoas acharem que tarô e baralho cigano são a mesma coisa. Mas, em resumo, Tarô é Tarô, Baralho Cigano é Baralho Cigano. 

O Tarô, como já dissemos, tem um sistema próprio e fixo. Se um baralho não tem as 78 cartas e não mantém essa estrutura, ele não é um tarô. É um outro oráculo, mas não é tarô. Da mesma forma, o BC tem um sistema próprio.

Tenho para mim que as pessoas colocam o nome “Tarô” em um baralho ou deck de cartas achando que isso dá uma aura mais mística para ele, alguma sofisticação. Mas não é demérito nenhum chamar de oráculo, já que os oráculos são uma arte super antiga e são mais velhos do que a existência do próprio tarô. E são uma arte tão hermética quanto! Aliás, o próprio tarô é um oráculo!

Aqui no Taroando temos quem leia somente Tarô, quem só leia Baralho Cigano, quem leia os dois, e até quem leia Runas, que é outro oráculo! Vem fazer uma consulta com nossos profissionais!

Jéssica Trombini


Quer fazer uma consulta com a Jéssica? Então adquira seu pacote de minutos e bóra! 

Comentários


(0) Comentários...