contato@taroando.com.br

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE PEDIR CONSULTA DE GRAÇA

Tarot & Cartas

29/06/2025

Todo tarólogo, cartomante e/ou oraculista já teve uma experiência assim: a pessoa está aflita com uma situação, manda mensagem contando uma história muito triste, de uma situação complicada, e diz que não pode pagar pela consulta. 

A gente fica com dó e acaba fazendo uma leitura. Não temos como saber se a pessoa realmente está numa situação difícil, mas por amostragem e experiência, podemos dizer que em geral ela não está. 

O que acontece depois é que a pessoa não gosta do que ouve, não agradece, não nos segue, não indica o serviço para outras pessoas, nunca mais fala com a gente, nunca mais volta para uma nova consulta e às vezes até bloqueia. Conclusão: a pessoa só queria sugar o trabalho fazendo drama. 

Vou listar alguns motivos para você NÃO fazer isso:

Não existe pergunta urgente

Quando você está ansiose, é provável que não goste do que vai ouvir.

Seja porque sua cabeça está a mil com a situação, seja porque seu coração diz para você fazer uma coisa e a taróloga diz o oposto… não importa. É provável que você fique confuse, não entenda o que está sendo dito e de quebra fique com raiva do mensageiro.

Isso é assunto para um post completo que vamos publicar em outro momento. 

Você desequilibra a balança do dar e receber

Existe um princípio que diz: a ordem de dar e receber é perturbada se dermos mais à outra pessoa do que ela quer ou é capaz de devolver. E também se pedirmos.

Você também oferece algo de graça para equilibrar essa balança? Ou está ao menos oferecendo uma troca de leitura de tarô por outra coisa, outro serviço, que não seja o pagamento em dinheiro que você não pode bancar? 

Leitura de cartas é um trabalho como qualquer outro

A gente se dedica a esse trabalho e cobra pelo serviço oferecido. Afinal, também precisamos sobreviver e pagar contas nesse mundo governado pelo dinheiro. 

Caridade, amor, compaixão e gratidão não pagam os boletos. 

Ler cartas não é um DOM

A gente não nasce sabendo nem entra em modo de download ao pegar um baralho (ou outro oráculo) na mão. A gente estuda para oferecer um atendimento de qualidade, e os livros e cursos não são baratos.

A própria ferramenta de trabalho também não é barata. Tarôs são caros porque têm cartas de boa qualidade, com impressão boa, material durável (muitas vezes pra vida inteira), que vêm acompanhados de livros explicando não só as cartas, mas também o universo temático. 

Eu sou contra baralho da shoppee porque desvaloriza toda a cadeia de produção: o artista que está sendo meramente copiado, o oraculista que dedicou seu tempo a escrever e criar, os tradutores que trazem aquilo para o português, os editores, etc. 

Você desvaloriza o nosso trabalho

Você não pede para outros prestadores de serviço fazerem coisa de graça, pede? Pro eletricista, o encanador, pedreiro, arquiteto, médico… 

Então por que pro cartomante você pede para fazer de graça? E por que considera isso um trabalho menor do que os outros, se é algo ao qual você recorre para conselhos importantes que podem mudar sua vida?

Além disso, leitura de cartas é coisa séria. Não estamos brincando, temos responsabilidade com o que estamos dizendo. 

Cartomancia não é religião

Alguns cartomantes atendem dentro da espiritualidade, como da umbanda por exemplo, ou em alguns círculos pagãos. Como forma de gratidão, oferecem eventualmente consultas ou mini-consultas de graça porque seus guias pedem. Mas isso está longe de ser regra.

Primeiro porque esses mesmos guias não querem que a pessoa fique pobre e passe dificuldades.  Pelo contrário, elas querem que seus protegidos prosperem. Então mesmo nessas situações, nem toda consulta é gratuita.

Há consultas que cabem no bolso

A maioria dos cartomantes que conheço oferecem combos de perguntas e/ou consultas mais acessíveis para atender diversos públicos. Há sim consultas mais elaboradas e com valores menos acessíveis, afinal existem diversos públicos e necessidades. 

Com 10 minutos de consulta aqui no Taroando você consegue ter a sua pergunta respondida com seriedade, responsabilidade e empatia.

Vários cartomantes fazem caixinhas gratuitas

São uma amostra do trabalho do cartomante. Com poucas cartas, sim, mas já dão uma luz imensa sobre a situação. 

Principalmente no Instagram, vários cartomantes oferecem caixinhas de perguntas gratuitas. Outros fazem live respondendo perguntas enviadas na hora. Alguns anunciam um dia específico, outros abrem sem avisar. Siga-os e fique de olho. Assim você ajuda a engajar e não fica apenas sugando o conhecimento e o trabalho alheio. 

Dito isso, volte na dica número 1 que diz: não existe pergunta urgente. Espere o seu tempo, a sua vez, mas não desequilibre a balança. 

Mas o Chat GPT oferece consulta de graça, por que você não faz o mesmo?

Primeiro porque o Chat GPT não é uma pessoa, ele é uma máquina desenvolvida por uma empresa bilionária.

Segundo porque, não sendo uma pessoa, ele não tem sensibilidade para te atender. 

Terceiro porque o Chat GPT não é um oráculo, ele é uma Inteligência Artificial GENERATIVA treinada para reconhecer padrões de linguagem e responder suas perguntas (ou prompts). Ele faz isso a partir de um grande volume de dados (textos) e, através de algoritmos, monta respostas com base na probabilidade de qual palavra vem depois da outra.

Aqui no Taroando já temos dois textos falando sobre o assunto:

O CHAT GPT NÃO É CARTOMANTE e CARTOMANTE OU INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Jéssica Trombini


Se caso tiver dúvidas de como se consultar, preparamos um passo a passo de COMO REALIZAR UMA CONSULTA ATRAVÉS DO SITE pra te ajudar! 

Comentários


(0) Comentários...