Tarot & Cartas
VAMOS FALAR UM POUQUINHO SOBRE O BARALHO CIGANO?
Engraçado que nunca havia reparado que não havia postado nenhum textozinho sobre essas cartas, justo elas que foram meu primeiro foco de estudos. Quando ganhei meu primeiro baralho, lá em 2003, fiquei muito feliz. Comecei a devorar as leituras, livros, textos e artigos na internet. Hoje, cá estou tentando uma forma de escrever, falar um pouquinhozinho sobre essa ferramenta tão sensível e linda.
Pra começar, o Petit Lenormand veio da Europa. É um baralho composto por 36 cartas e obviamente, da primeira até a última, possui uma"narração" representando sua numeração. Por exemplo: A primeira carta é O Cavaleiro, que comumente indica dar o pontapé inicial, o começo, a motivação ao entrarmos em determinadas situações e jornadas. Assim como a carta 36, A Cruz, remete a vivência bem mais madura, bem vivida e carregada de história, como em muitas que são recheadas de dores e glórias. Ela é a última do baralho, logo já vivenciou inúmeras situações que a torna bem mais densa.
Cada carta está associada a um naipe do baralho comum, o que torna a leitura ainda mais rica e detalhada. É importante lembrar que os naipes juntamente às figuras se complementam (não possuem ligação direta na leitura) e não estão seguindo sequência (ás, dois, três etc).
Sabemos que existem simbolos que compoem também o tarô (Sol, Lua, Torre), mas cabe lembrar que a interpretação, embora possua algumas obervações em comum, não possuem as mesmas características.
Por mais que cada lâmina possua um significado bem definido, não podemos esquecer que a leitura em conjunto é extremamente rica e em cada caso, os símbolos e características vão trazer interpretações super dinstintas.
Inclusive, há um tempo fiz uma apostilinha que fala um pouco dos perfis pessoais no Baralho Cigano com definições de lâmina por lâmina. Alguém compartilhou pela internet a fora, mas caso queiram o original está comigo (ah, quem for compartilhar, por favor não esqueçam de citar a fonte e autor, tá?)
MAS QUAL É MELHOR, TARÔ OU BARALHO CIGANO?
Eu particulamente gosto de utilizar o Cigano quando estou mais emotiva ou quando a questão envolve mais emoção. Mas não existe essa definição, se não pela preferência do consulente ou cartomante. Dizer que o tarô é mais completo ou mais objetivo, é um erro. Caberá quem realiza a leitura trabalhar a objetividade da resposta que quer alcançar. Assim como no tarô, trago a minha opinião que a forma que conduzimos a leitura é extremamente individual e não cabe diagnosticar erros e acertos!
Bóra lá estudar mais essa ferramenta apaixonante? <3
Faça uma consulta com a gente pelo site!
(0) Comentários...