contato@taroando.com.br

OS NAIPES NO TARÔ - ARCANOS MENORES

Tarot & Cartas

23/08/2022

Antes de realizar a leitura dos ARCANOS MENORES e das FIGURAS DA CORTE, talvez seja interessante para quem quer conhecer mais sobre os arcanos do tarô, entender um pouco sobre os elementos que representam as cartas, os arcanos menores. 

Nós sabemos que as diferenças entre, por exemplo, um OITO DE ESPADAS e um OITO DE PAUS vão ser encontradas principalmente na diferença de seus elementos, ou seja, da energia que está ali regendo. Mas como podemos diferir os elementos? Tem alguma ordem específica de compreensão de tais? O que representam? 

Para iniciar, sim, a representação dos naipes PAUS, OUROS, ESPADASCOPAS possui uma ordem de compreensão, pois eles se referem, respectivamente como FOGO, TERRA, AR e ÁGUA. Essa ordem representa o que inspira e se concretiza, abrange e dissolve.

Além disso, as representações dos elementos possuem significados simbólicos e que nos permite ter uma visão detalhada de sua atuação:

FOGO - PAUS

O símbolo de PAUS representa a energia, a movimentação, a paixão e o que nos move: FOGO. É a vontade em fazer, impulso de agir, movimentação para seguir. Lembrando que tais características, a prinícpio, são caracterizadas como positivas e também negativas.

Então por exemplo: O impulso que cabe como algo motivador e repleto de energia, pode ser visto também como um ato de impulsividade, ação sem fins e meios. Assim como a energia que o naipe carrega, quando lida de maneira positiva de pré-impulso, o que nos leva a uma ação, pode ser vista também como algo "descompensado". 

Personificando, temos as pessoas +ágeis, +energéticas, +atléticas, -impulsivas, -mentirosas, -confusas.

TERRA - OUROS

O Símbolo de OUROS representa a concretização de algo, a manifestação em matéria, o que é palpável, firme e resultou do impulso adquirido pelo elemento anterior. O que é a vontade, aqui temos a manifestação. Pela leitura do naipe OUROS podemos considerar as finanças - caberá à leitura como um todo e arcanos específicos se são positivas ou não -, os relacionamentos estáveis ou dependendo do arcano, contexto geral etc, estagnados. 

Personificando, temos as pessoas +seguras, +estáveis, +tranquilas, -gananciosas, -materialistas, -egocentricas.

AR - ESPADAS

O símbolo de ESPADAS representam as trocas, a entrega do que antes foi materializado. É a análise necessária, o pensamento e conclusão. É o intelecto em vigência, a reflexão sobre o que foi entregue - aqui, me refiro desde forma metafórica à literal. Para leitura das cartas, sobre o naipe de ESPADAS podemos considerar as preocupações, os estudos, as análises, a razão que domina. 

Personificando, temos as pessoas +inteligentes, +sagazes, +sensatas, -vingativas, -frias, -indiferentes.

ÁGUA - COPAS

O símbolo de COPAS representam as emoções, as afetividades, sentimentos e sensibilidade. Da abrangência do que foi concretizado, aqui, temos fluidez de como todo esse processo foi construído. Tudo que envolve o que resulta de nossa percepção sobre as coisas, seja bom ou ruim. Seja triste, ou feliz. Como é o último elemento da ordem, visualizando pela ponta conseguimos vivenciar todas as etapas e essa percepção nos permite absorver e entendê-las. COPAS é naipe intuitivo, é a mãe que acolhe, a esposa que sofre, a amiga que abraça. É a mulher traída que manipula através do que sente, a vingança realizada através da mágoa profunda.

Personificando, temos as pessoas +sentimentais, +intuitivas, +sensíveis, -rancorosas, -submissas, -manipuladoras.

E aí, deu para entender um pouco a essência dos elementos e naipes? Muita coisa ainda pode ser dita, mas vou deixar para um outro post!

Diana Prates



 

Vem consultar o tarô & cartas com a gente!

Comentários


(0) Comentários...