Tarot & Cartas
29/11/2024
Ultimamente tem surgido muitos perfis questionando o uso do chatGPT para realizar leituras do tarô e cartas no geral. Pois é, assim como existem perfis que trazem o alerta da ilusão de uma tiragem certeira, há também quem defenda e indique esse hábito!
Mas vamos lá... o ChatGPT realmente faz a tiragem?
Bem... depois de fazer alguns testes, percebi um certo padrão nas respostas e um deles é fazer combinações que são óbvias dentro do contexto (geral) das perguntas. Além disso, a pessoa que entende do assunto, sabe que a realidade de cada um é muito diferente e isso influencia MUITO em uma leitura. Ou seja, quando o chatGPT traz uma combinação de cartas para responder uma pergunta, ele vai trazer resultados óbvios esquecendo da riqueza de significados, combinações e possibilidades dentro do universo individual de cada pessoa.
Então a tendência da tiragem do chatGPT é de trazer respostas totalmente genéricas e sem qualquer tipo de conexão com a pessoa que realizou a tiragem.
E além disso, quando considera o histórico do usuário, ele vai considerar informações que você já passou anteriormente. Mas aí é que vem um negócio: percebi que ele vai trazer respostas que você mesme já passou para ele.
Por exemplo: se você andou pesquisando ou perguntando coisas de amor, se perguntou a ele dicas de como ler o arcano "x" ou "y" no contexto amoroso, lembre-se que ele guarda essas informações e poderá utilizar para realizar a tiragem de tarô para você.
Mas como podemos usar I.A de maneira proveitosa?
Por mais que seja genérico e as informações de cada carta sejam aquelas bem "livrinho de manual", ele pode trazer mais pontos que você talvez não tenha percebido antes. Ou seja, se você quiser obter mais um ponto de vista sobre uma combinação de arcanos, ele pode trazer exemplos interessantes que acrescentam conhecimento sobre.
Lembre-se que é uma ferramenta que pode auxiliar na leitura, mas não substitui quem está ali com uma bagagem de diversas experiências de análises, entendendo sua realidade e considerando além do conhecimento teórico, intuição e elementos que nem sempre a IA capta.
Vai por mim, que andou corrigindo bastante as leituras mecânicas do chatGPT nesses últimos dias, como parte do teste. :P
(0) Comentários...