Site
16/06/2023
“Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”. Quem nunca se assustou ou se lamentou quando apareceu a carta da Morte em uma tiragem? E quem nunca cansou de encerrar ciclos infinitamente e não aguenta mais “morrer”?
O arcano número 13 é um dos mais temidos do tarô. Acredito que a questão do medo dessa carta seja porque a gente não sabe lidar com a instabilidade da vida. Na jornada dos Arcanos Maiores, a gente tem vários desses momentos de mudança e de virada de chave, com a Roda da Fortuna e com a Torre, por exemplo.
De modo contraditório, ele é um dos meus preferidos, porque é um dos que mais ensinam sobre a dinâmica da vida. Ciclos se encerram, por mais felizes e belos que eles sejam. Um dia, murcham e deixam de ser aquilo que foram um dia. Em outras palavras, carpe diem, é isso que a Morte ensina.
O arcano da Morte representa uma travessia. O medo vem porque a gente nunca sabe o que tem do outro lado. Mas olha só: depois dela, no Tarô ainda tem vários outros arcanos, o que significa que não é o fim da linha. A gente só precisa abrir espaço para o novo e permitir novas surpresas.
A Morte é a iminência do fim. E a gente ou não tá preparado para ela ou sabe que vai acontecer mas fica empurrando a situação de qualquer jeito. Acabamos carregando um peso morto junto com a gente que só atrapalha nossa rotina.
A MORTE COMO PREVISÃO
Quando aparece a Morte em uma perspectiva de futuro, para um relacionamento, por exemplo, não significa necessariamente que ele tem que acabar. Depende muito de quais cartas vêm junto com ela. Pode ser um novo ciclo na relação, uma nova configuração. E pode ser um fim que já estava sendo anunciado e você só quis jogar para baixo do tapete.
Mas, antes de tudo, nem sempre são as outras pessoas ou uma força maior que vai encerrar aquele ciclo, como um chefe te mandando embora. Pode ser que você já esteja exauste e esse ciclo se encerre porque você vai encerrá-lo. Às vezes a ideia nem passa pela sua cabeça, mas alguma circunstância te mostra que é melhor tomar essa decisão.
QUANDO ELA REPRESENTA UMA PESSOA
Quando uma pessoa na leitura aparece com a energia da Morte é porque ela já tá mais fora do que dentro de uma situação. Seja de um projeto, uma parceria, um relacionamento.
Se é alguém que está chegando, é bem provável que ela renove as estruturas dessa parceria e transforme a podridão em adubo para que novos projetos e ideias floresçam.. Novamente, depende muito de quais cartas saem junto com ela.
“A Morte é só mais um caminho que todos temos que seguir”, como diria o Gandalf. E aí, o que você acha desse arcano?
Jéssica Trombini
Jéssica se lançou na jornada do tarô, assim como O Louco, após algumas amigas bruxas a convidarem para um grupo de estudos. Era o chamado que faltava para que o tarô estivesse completamente presente na sua vida. Resolveu abrir isso para o mundo em 2020, quando mais do que nunca as pessoas precisam de uma orientação e buscam autoconhecimento.Instagram: @tarolistica
Faça uma consulta com a Jéssica!
(0) Comentários...