Bem Estar
26/07/2023
O que o passado tem de tão bom que queremos de volta, na maioria das vezes? Tá, vou refazer a minha pergunta e acrescentar alguns pontos: Por que o passado é sempre uma referência de como queríamos que o presente fosse? Muitas vezes queremos o passado de volta, sabendo que quando estávamos vivendo-o, as coisas não eram tão boas e, naquele tempo, também queríamos o passado desse passado... não é assim?
É muito comum durante uma consulta perguntas como "meu ex vai voltar?" "o que ele ainda sente por mim?" - mesmo quando já nos movemos, quando já temos outras perspectivas e visões - na maioria dos casos, o sentimento que ficou não é amor e a pessoa nem sabe dizer porque ainda pensa nesse ex, nesse passado. E mais: em muitos casos, esse ex relacionamento foi ruim, pesado, cheio de brigas, repleto de dúvidas e, sobre amor... nem sabemos dizer se houve, se há, se haverá.
Mas afinal, por que queremos o passado de volta?
Há muitas razões para que isso ocorra: mas penso que na grande maioria dos casos, o fato do passado estar sob nosso controle pode ser uma das razões. Sabemos como foi e em nossa cabeça, querer isso de volta, é voltar a ter controle e premeditar as ações. É mais seguro o que já é conhecido e sabemos como lidar, do que enfrentar desafios, pessoas novas e novas coisas.
Uma outra razão é estar vivendo um momento delicado, onde você se sente vulnerável demais, encontrando dificuldade em se adaptar ao presente. Independente do passado ter sido pesado, complicado, ruim, ou até pior do que hoje, ainda sim é um lugar que você tem o controle. Sabe o que aconteceu e "venceu", afinal você está aqui.
"Meu ex, como ele está hoje?" - No final, quando existe esse tipo de questionamento, é claro, ainda pode ter amor e coisas mal resolvidas? Sim! Mas em muitos casos, não há mais amor, nem se quer uma visão de como seria se ficassem juntos novamente e pensar em um retorno, por vezes, nem é algo compatível com a realidade, com os sentimentos e pensamentos. Pod existir uma saudade do que você era aqui? Quem voce era nesse passado? Era alguém que você gostava de ser, ou talvez não gostava mas nessa mesma fase, tinha sonhos e planejava uma vida que talvez hoje não planeje mais. Tem a ver com expectativas daquele momento e que hoje são diferentes. Hoje, a realidade traz outros pontos, talvez mais crueis, mais reais e menos sonhadores. O fato é que no passado, as expectativas que foram construídas e não vividas, ficaram no campo do "será que rolaria?" enquanto no presente, a realidade é essa - independente do que seja.
Então quando você sente falta daquele seu relacionamento tóxico, nem sempre é karma, às vezes é mesmo a construção dessa expectativa lá atrás que não cumpriu e ficou no ar. A saudade do que poderia ter sido e que hoje, é diferente, porque o presente nos traz a realidade sendo vivida. Embora tenhamos expectativas de um futuro, temos o peso do passado - outras visões, outros sonhos, outras expectativas.
O passado guarda um "eu" que sonhou algo, assim como hoje sonhamos, mas diferentemente do que ocorreu antes, éramos menos madures e não havíamos vivido o que vivemos, ainda. O sonho que não vivemos lá atrás, ou que vivemos mas não foi como esperávamos que fosse. O que restou disso? As expectativas que não foram cumpridas. Em alguns casos, sim, vivemos coisas muito boas e finalizamos. Aí sim a saudade se faz real. Temos a definição objetiva e clara disso. Mas na grande maioria, é uma sensação que não sabemos explicar, é a conexão com esse passado que nem queríamos ter, mas que se faz presente...
Bom, de todas as coisas que falei acima, são apenas reflexões que costumam vir em discussões com colegas e amigues. Seguimos analisando e refletindo a nossa realidade e o que se encaixa nela, pois é assim que nos conhecemos mais e mais.
Vem consultar com a gente! Não sabe como? Então clica aqui que te mostro!
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Participe de nossa pesquisa e responda o nosso questionário!
Dessa forma você nos ajuda a melhorar nossos serviços! :D
< VOLTAR PARA ARTIGOS < BEM ESTAR
(0) Comentários...