contato@taroando.com.br

É CULPA DO SEU SIGNO?

Astrologia

19/12/2023

Me deparei com um comentário que escuto frequentemente mas só hoje fui pensar no quanto é recorrente... afinal, é culpa do seu signo? O fato de você ser a pessoa que come demais, ou come de menos, é por ser ou não, taurine? É por ser do signo de Virgem que sua mania de organização sobressai diante de outras características? Será que é por ser sagitariane que essa vontade de viajar não passa nunca?

Será que as nossas justificativas são sempre baseadas em algo que não nos responsabiliza? Será que tem dedo dos astros nas nossas manias e personalidade ou são nossas características que se justificam pela forma que fomos criados, devido a rotina diária, traumas ou exemplos familiares? 

A intenção não é jogar na cara dos astrologues, pessoas que simpatizam com a Astrologia algum tipo de análise mirabolante sobre isso, ou descredibilizar todo o conhecimento sobre o tema. A questão por aqui é trazer reflexão sobre quem nós somos e por que somos, vivendo dentro da realidade individual de cada um considerando nossa vivência e credibilizando-a. 

Há quem diga que traiu por ser de signos que são mais facilmente susceptíveis a traição, mas e a nossa responsabilidade diante de nossos atos? Jogamos para o céu (literalmente) para podermos nos sentir menos responsáveis por isso? Bem, é sempre mais fácil dividir o fardo da responsabilidade com algo externo, como a predestinação de ser quem somos e o que somos, não é mesmo?

Mas então você está descredibilizando a Astrologia e todo seu vasto conhecimento?

Não, claro que não. Até porque grande parte dessas comparações "vida x signo" são bem clichês! Mas estou abrindo aqui uma porta para refletirmos um pouco sobre nossa mania de fugir de nossas responsabilidades, principalmente aquelas que colocam nossas atitudes no campo de questionamentos. Errar é humano, a gente erra e pode pedir desculpas, certo? Ou às vezes aquela mania de organização veio de uma cobrança durante a infância que, na vida adulta, não pôde ser justificada por falta de consciência e abertura - o famoso trauma. Mas quando erramos e não queremos nos responsabilizar pelos erros cometidos? O que fazemos? Claro que cada caso é um caso, e é necessário analisar com cuidado.

É importante aprender com os erros, porque é através desse ato que crescemos. Mas quando terceirizamos essas responsabilidades, como aprendemos, amadurecemos ou ao menos buscamos ajuda para tais?

Aqui volto a colocar em questão a nossa facilidade em querer nos isentar dos caminhos difíceis, seja ele nos isentando de assumir erros, seja por não termos passado pelo momento de errar, reconhecer e por fim aprender. 

A Astrologia é uma fonte de conhecimento maravilhosa, que nos ajuda a nos entender e traz ótimos conselhos...

Mas não deve anular quem somos diante de nossas experiências, motivações, caráter, traumas...

Diana Prates

Quer fazer uma tiragem sobre o seu ano? Consulte com a gente!

Comentários


(0) Comentários...